Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Paulo Bob - Sou fã da Jovem Guarda (1967)

Postagem inclui compactos do Paulo Bob lançados para os carnavais de 1967 e 1968

Encerro a semana temática de carnaval com “Sou fã da Jovem Guarda”, interpretada por Paulo Bob para o Carnaval de 1967, certamente o ano com maior número de marchinhas com referências ao que acontecia na juventude brasileira por influência do programa comandado por Roberto Carlos na TV Record. A proposta desta semana foi resgatar marchinhas que trazem referências da época, como a minissaia e os cabelos compridos – uma ousadia para os padrões sociais conservadores do período – e a introdução de gírias, como “barra limpa”, “brasa”, “lenha” e o próprio movimento yê-yê-yê. O legal desta marchinha do Paulo Bob está no fato de incluir na letra os nomes do Roberto Carlos, Wanderley Cardoso e Wanderléa, principais ídolos da Jovem Guarda.

Mais uma vez, o Dicionário Cravo Albin da MPB é a referência para comentarmos sobre o intérprete, que iniciou a carreira artística no começo da década de 1950. Em 1953, gravou pela Sinter o fox "Ai, Maria", de Ari Monteiro e Adelino M. de Castro, e a valsa "Rodeio", de Miguel Lima e R. de Souza. Quatro anos depois foi contratado pela gravadora Todamérica e, em 1964, participou da coletânea carnavalesca "Carnaval é nosso", da gravadora Entré/CBS, na qual estiveram também nomes como os Risadinha, Alcides Gerardi, Ari Cordovil, Emilinha Borba, e outros, cantando a marcha "Fui no Tororó", de Aloísio Marins e A. Montenegro. Nesse período, inúmeros artistas sem maiores espaços nas gravadoras, e num momento em que a música de carnaval dava indícios de decadência, participaram de coletâneas onde lançavam marchinhas carnavalescas. Paulo Bob esteve presente em mais de dez coletâneas para o carnaval.

Depois de algum tempo sem gravar, voltou ao disco no início dos anos 1980. Em 1982, por exemplo, gravou a toada "Ciganinha", do compositor Horizonte, e a balada "Distância (Ela está tão longe)", de Rossini Pinto, e que fizeram parte do LP "Os guardiões da música sertaneja", da gravadora Chantecler. Em 1993, participou do LP "Canto da terra - VOL. 10" do selo Canto da Terra, cantando "Sai do meu caminho", de Luis Geraldo e Rafael Treiger. Em 1994, lançou pelo selo Canto da Terra o LP "Mocinho brasileiro". São as últimas informações sobre sua carreira marcada por muitos registros para o carnaval, como os dois compactos desta postagem:

01 – Sou fã da Jovem Guarda – 1966
..... (Luiz de França - Wilson Baptista - Barbosa da Silva)
02 – Carnaval brasileiro – 1966
..... (Anicio Bichara)
03 – É a vez do bobo – 1967
..... (Anicio Bichara - José Messias)
04 – Quem diria – 1967
..... (B. Barbosa - L. Peres)

Um comentário: