Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vários artistas - Globo Collection MPB (1996)

Clássicos da MPB estão reunidos neste CD lançado originalmente pela Revista Criativa

O Brasil perdeu ontem mais um grande intérprete, Pery Ribeiro, filho da Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Passei a tarde ouvindo algumas de suas gravações e lembrei-me da música “O barquinho”, incluída neste CD que “ganhei” da Editora Globo como “agrado” por um problema de cobrança na assinatura de uma revista. Trata-se de um disco de 1996 que veio encartado na edição de aniversário da Revista Criativa. O repertório e os intérpretes selecionados são de primeiríssima qualidade, como se pode constatar. O legal é que se tratam de regravações. A minha única dúvida diz respeito à “Pais tropical”, creditada a Wilson Simonal, de quem não reconheci a voz. Será ele mesmo ou foi erro na produção do disco?

Na verdade, decidi postar este CD muito mais para relatar uma curiosidade que me lembrei após ouvir a notícia sobre a o falecimento do Pery. A história é contada por Ruy Castro na biografia que escreveu da Carmen Miranda, assim como o próprio Pery no livro que lançou sobre os pais. O cantor conta, com certo orgulho, que fez xixi na cama da Carmen Miranda. Isso aconteceu quando ele, com menos de dois anos, morava com os pais na Urca (RJ) numa casa vizinha a da Pequena Notável. Ela, que retornara ao Brasil em 1939 após estrondoso sucesso de sua temporada de seis meses nos Estados Unidos, estava ansiosa pela chegada de um novo contrato – desta vez mais longo – que o empresário norte-americano lhe prometera enviar.

Como o documento não chegava, a cantora decidiu fazer uma simpatia. Se uma criança urinasse em sua cama, seria o sinal da chegada do tal contrato. Assim, durante um tempo, Carmen ia na vizinha para pedir “o Pery emprestado”. Em casa, Carmen o encharcava de água, de suco, de refrigerante, e o colocava em sua cama. O esperado xixi não vinha. Até que um dia, aos berros, Carmen entrou na casa da Dalva e anunciou: “ele fez, ele fez Dalva, ele fez”. Nesse mesmo dia, Carmen recebeu notícias sobre o contrato dos Estados Unidos, onde morou até morrer em 1955. Pery conta que, meses antes, quando a cantora esteve no Brasil para tratamento da saúde, foi visitá-la no Copacabana Palace em companhia do Grande Otelo. Carmen não só confirmou a história do xixi, como também lhe contou algo que a mãe mantinha em segredo: antes de partir, insistiu muito com Dalva para levá-lo aos EUA, e se comprometeu em cuidar da sua educação, pois sabia dos problemas existentes entre o casal. Pery lamenta que, após a escandalosa separação dos pais, foi jogado em internatos e casas de parentes por determinação da Vara de Família. E ninguém se lembrou da oferta feita pela Carmen. Seu destino seria outro, e provavelmente eu não estaria aqui lembrando dessa curiosidade desse notável cantor. Confira:

01 - Pery Ribeiro - O barquinho
..... (Bôscoli - Menescal)
02 - Claudya e Zimbo Trio - Kid cavaquinho
..... (João Bosco - Aldir Blanc)
03 - Taiguara - Hoje
..... (Taiguara)
04 - Jair Rodrigues - Tristeza
..... (Haroldo Lobo - Niltinho)
05 - Wilson Simonal - País tropical
..... (Jorge Benjor)
06 - Jane Duboc - Estrada do sol
..... (Tom Jobim - Dolores Duran)
07 - Zimbo Trio - Garota de Ipanema
..... (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
08 - Belchior - Como nossos pais
..... (Belchior)
09 - Paulinho Nogueira - Manhã de carnaval
..... (Luiz Bonfá - Antonio Maria)
10 - Catavento - A volta do malandro
..... (Chico Buarque)
11 - SamBrasil - O mestre-sala dos mares
..... (João Bôsco - Aldir Blanc)
12 - Trio Caiowás - Anos dourados
..... (Tom Jobim - Chico Buarque)
13 - Alemão & Zezo Ribeiro - Delicado
..... (Waldyr Azevedo - Ary Vieira)
14 - Tropical Lambadance Group - Tieta
..... (Paulo Debétio - Bôni)
15 - Brazilian Tropical Orchestra - Corcovado
..... (Tom Jobim)
16 - Nova Banda - Águas de março
..... (Tom Jobim)
17 - Vou Vivendo - Meu caro amigo
..... (Chico Buarque - Francis Hime)
18 - Brazilian Tropical Orchestra - Arrastão
..... (Edu Lobo - Vinicius de Moraes)

4 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/lpFMNUKy/209_-_GCMPB.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo post. Sobre Pais Tropical, sim, é ele, Wilson Simonal em final de carreira.

      Excluir
    2. Muito obrigado por informar. A regravação está boa, mas infelizmente não tem aquele "champignon" do talentoso Simonal. Abs.

      Excluir