Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Homenagem a Wando - Fêmeas (CD 2001)


Wando gravou 28 álbuns ao longo da carreira e calculava ter vendido 10 milhões de discos

Fui surpreendido na manhã desta quarta-feira (8) com a notícia da morte do Wando, cantor e compositor mineiro que se caracterizou pelo romantismo de suas canções. Achei que deveria postar algo em sua homenagem. Constatei que, além de gravações em coletâneas, eu só tenho este CD, Fêmeas, lançado em 2001, e álbuns baixados em blogs.
Seus discos têm títulos sugestivos como "Obsceno", "Depois da Cama", "Tenda dos Prazeres" e outros, como este "Fêmeas", fortalecendo o título de cantor mais erótico do Brasil. Era capaz de incentivar a mulherada a atirar calcinhas no palco. Sua equipe as recolhia para a imensa coleção formada por incalculáveis peças com cores, aromas e formatos diferentes, do minúsculo ao GG. Não gosto de postar álbuns recentes – se é que podemos considerar 2001 como ano recente – mas farei algumas exceções.

Wando faleceu aos 66 anos no Biocor Instituto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. Segundo o cardiologista particular, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h. Ele disse que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco. Foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as artérias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado, segundo o cardiologista particular. O artista lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.

A carreira de Wando começou em São Paulo, onde Jair Rodrigues gravou a canção de sua autoria "O importante é ser fevereiro", um grande sucesso. Depois de alguns compactos e um LP gravados, estourou em 1975 com as músicas "Moça", que fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo "Pecado capital", de Janete Clair, e "A paz que nasceu para mim", ambas pertencentes ao repertório daquele álbum. Desde o início, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico, muitas delas com forte conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é "Fogo e Paixão". Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos ao todo. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos, sendo que este álbum se destaca pela regravação de “Ternura”, sucesso da Wanderléa. Confira:

01 Ternura (Somehow it got to be tomorrow)
..... (Estelle Levitt - Kenny Karen - vs: Rossini Pinto)
02 A amiga da minha mulher
..... (Wando)
03 Boca de açúcar
..... (Wando - Edu Ferreira - Flávio Lima)
04 Rua ramalhete
..... (Tavito - Ney Azambuja)
05 Nossa senhora das fêmeas
..... (Wando)
06 Briga de amor
..... (Waldo - Altay Velloso)
07 Meias verdades
..... (Wando - Carlinhos Kalunga)
08 Aqui ó
..... (Wando)
09 Tô e tô e tô
..... (Wando - Carlinhos Kalunga)
10 Forrozinho de amor
..... (Wando)
11 Assédio
..... (Wando)
12 Quando digo que te amo
..... (Altay Velloso)
13 Avassalador
..... (Altay Velloso)
14 Te quero (Como água no deserto)
..... (Gastão Lamounier - Carlos Colla)

3 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/fMmleAsq/192_-_WF.html

    ResponderExcluir
  2. valeu pela lembrança da casa da minha avó e da radiola de móvel que lá tinha!!

    ResponderExcluir
  3. studio de gravação e spots e vinhetas djstudio88039733

    ResponderExcluir