Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Antonio Carlos e Jocafi - Single espanhol (1974)

Single espanhol de 45 RPM, lançado em 1974, tem participação especial de Maria Creusa

Quem viveu os anos 70 deve ser lembrar do grande sucesso da dupla Antonio Carlos e Jocafi, principalmente pela sua participação em festivais de música. Este single de 45 RPM, lançado pela RCA Victor espanhola em 1974, reúne dois dos maiores sucesso da dupla: “Você abusou” e “Desacato”, interpretados em espanhol com a participação especial da cantora Maria Creusa, à época esposa de Antonio Carlos. Foi o período de prosperidade da dupla que nestes últimos anos estava tão por baixo que muitos julgavam que havia se separada.

“Houve um momento, em 1974, que em Paris a canção mais cantada e tocada era “Você abusou”. Perguntem a Calasans Neto que vibrava de patriotismo, a cada instante, com o sucesso dos rapazes. Sucesso merecido. Duplamente merecido quando as músicas por eles compostas são interpretadas por Maria Creuza, voz da Bahia”, escreveu o escritor Jorge Amado no livro “Bahia de todos os Santos”. O fato é que a dupla ainda está na ativa e no início deste ano participou do programa “Entrevista Record Música” (assista aqui), de Marco Camargo, da TV Record, na qual comenta, entre outros assuntos, que possui mais de 200 composições inéditas.

Exemplo como este mostra o quanto o Brasil desperdiça os seus talentos, valorizando artistas e músicas de baixa qualidade que em nada acrescentam a MPB. Como uma dupla talentosa como esta pode estar praticamente no ostracismo, sobrevivendo de sucessos do passado? Infelizmente essa é a dura realidade. Sei que este blog não tem a mínima influência sobre as pessoas, mas deixo aqui a minha indignação. Torço por um retorno glorioso da dupla, que certamente faz falta para quem gosta de música brasileira. Esta postagem tem o objetivo de alertar que Antonio Carlos e Jocafi ainda atuam e estão disponíveis para gravadoras que pretendem enriquecer o seu cast. O público agradece.

Os dois cantores e compositores são baianos de Salvador e atuavam separadamente até 1968, quando Antonio Carlos compôs "Festa no Terreiro de Alaketu", defendida por Maria Creusa no III Festival de Música Popular da TV Record. Em 1970, já como parceiros, inscreveram-se num festival do Nordeste com a música "Catendê", que Maria Creusa gravaria no ano seguinte e defenderia, ainda em 1969, no V FMPB. A partir de 1971, os três, contratados da RCA, iniciaram um período de grande sucesso. "Você abusou" (várias vezes regravado), "Mudei de ideia", "Desacato" e “Toró de lágrimas” projetaram a dupla no Brasil e no exterior. Reviva agora, por meio desta postagem, os bons momentos da dupla:

01. Usted abuso (Você abusou) – participação especial de Maria Creusa
(Antonio Carlos e Jocafi – versão: Pepe Ávila)

02. Desacato
Antonio Carlos e Jocafi – versão: Pepe Ávila)

Download aqui

4 comentários:

  1. Um espetáculo de postagem e de comentários. Concordo plenamente. Para mim uma dupla de um talento sem limites.

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/3f0cq2v4f1

    ResponderExcluir

  3. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/88+-+ACJ,1059496774.rar(archive)

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, teria como disponibilizar um novo link por favor?

    ResponderExcluir