Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Rosa japonesa que canta e encanta - Antologia

Rosa Miyake concentrou esforços em sua carreira de cantora entre 1966 e 1968

Quem acompanhou o blog “Túnel do Tempo” deve conhecer esta antologia da Rosa Miyake. Eu a preparei especialmente para o blog, e como a coletânea não está mais acessível na net, achei que poderia disponibilizá-la aqui, aproveitando a postagem anterior do LP japonês da cantora. Fiz, porém, algumas mudanças: refiz a contracapa, seguindo o padrão do Sanduíche Musical (SM) e incluí duas faixas bônus: “Parabéns a você”, do compacto simples promocional que traz o jingle “Yaohan traz alegria”, e “Pra nunca mais chorar”, regravação do sucesso da Vanusa incluída na coletânea “O Fino das Paradas”, da Chantecler.

Rosa Miyake começou a carreira como cantora de música japonesa, obtendo muito sucesso em São Paulo, tanto por seu talento como por sua beleza exótica. Durante a década de 60, no auge da Jovem Guarda, seu repertório procurou atingir o público jovem em geral, saindo do nicho nipo-brasileiro. A discografia da Rosa Miyake, que se estende entre 1966 e 1968, é pequena: cinco compactos simples (sem contar o promocional citado acima), dois LPs (um brasileiro e outro japonês, com alguma variação no repertório) e faixas avulsas para coletâneas da gravadora Chantecler.

Entretanto, o seu maior sucesso nacional foi o jingle “Urashima Taro”, utilizado na propaganda que a empresa de aviação Varig fez para divulgar os primeiros voos diretos entre o Rio de Janeiro e Tóquio. A sua voz ficou conhecida em todo o Brasil, apesar de parte do país a conhecer como cantora. Também foi atriz protagonista da novela "Yoshico, um Poema de Amor" que estreou na TV Tupi em janeiro de 1967.
Depois da experiência como cantora e atriz, Rosa focou a carreira de apresentadora, por mais de 30 anos, do programa de variedades “Imagens do Japão”. A atração televisiva apresentava seriados e programas produzidos na Terra do Sol Nascente em idioma japonês. Também exibia produção nacional em português, em geral reportagens e entrevistas com personalidades da comunidade nipo-brasileira.

O programa foi criado em 1970 por Mario Okuhara na Rede Tupi, passando depois para a Rede Bandeirantes de Televisão. Em uma época sem TV a cabo, a atração imediatamente conquistou uma audiência absolutamente fiel e com bom poder aquisitivo, composta de nipo-brasileiros que buscavam contato com a cultura popular do país onde nasceram ou de onde tinham vindo seus pais e avós. Apesar de ser dirigido para um segmento de mercado muito pequeno e distinto, o programa também era assistido e admirado fora da comunidade nipo-brasileira, tanto que muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com a cultura japonesa através deste programa e da própria apresentadora. Confira, agora, a intérprete:

01 - Pobre Pescador
02 - Bye bye querido (Koi no bye bye)
03 - Tomodati no Koibito (Namoradinha de um amigo meu)
04 - Sayonara
05 - Uma noite de verão
06 - Uma dúzia de rosas
07 - Eu te amo mesmo assim
08 - Pra não dizer que não falei das flores
09 - Sabiá
10 - Não pude esquecer
11 - Começo do fim
12 - Boa noite, meu bem
13 - Akazaka (Como está)
14 - Jingle bells (Play Golf Natal)
15 - Koyubi no omoide
16 - Aryushiam kazoe uta
17 - Tada soredake
18 - Hitori botti ga sabishiino
19 - Namida no kawaku made
20 - Tenshi no shuhkan (Angel's Love)
21 - Shiritakunai no (I really don't want to know)
22 - Yogiri yo kon - Ya mo arigatoh
23 - Yahon traz alegria (jingle)
24 - Japão encantos (Jingle Varig)
25 - Urashimataro (Jingle Varig)
26 - Parabéns a você (Jingle Yohan - Bônus)
27 - Pra nunca mais chorar (Bônus)

7 comentários:

  1. Há uns tempos atrás adquiri na feira do Tangerino, aqui em São Paulo um CD do Waldir Siqueira, com 30 amusicas da Rosa e juntei umas músicas avulsas copiadas de compactos de amigos e "criei" 2 discos virtuais - inclusive capa e contracapa - que estão disponíveis no blogo do mano Don Diego. Num comentário um usuário reclamou da falta do "sayonara" original em japonês. Para quem conhecer as demais musicas segue o link da postagem no blog anosdourados2008.

    http://anosdourados2008.blogspot.com/search/label/Rosa%20Miyake

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/1vt4esehfe

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o link dos Anos Dourados lá no 4Shared já não funcione mais. Houve reclamação de algum particular ou empresa que pelo jeito está seriamente empenhado em enterrar a carreira de Rosa Miyake. Dizem que seu marido era muito ciumento e foi o responsável pelo término da carreira da cantora apresentadora!

    ResponderExcluir

  4. Novo link:

    http://www91.zippyshare.com/v/BRoedm1o/file.html

    ResponderExcluir
  5. Por obséquio amigo. Essa cantora gravou a musica A Condessa de Hong Kong ? Ela cantou com Os Incriveis ?

    ResponderExcluir
  6. Esta é a minha segunda inserção em sua page

    ResponderExcluir