Yoko Abe é uma das pioneiras do rock nacional e foi contemporânea de Celly Campello
Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock. Vou aproveitar a data para efetuar duas postagens. A primeira, a fim de encerrar a mostra das cantoras de origem nipônica, é a Yoko Abe, oriental pioneira do rock brasileiro, contemporânea de Celly Campello. São poucas as informações a seu respeito na Internet, mas encontrei um vídeo no YouTube (postado acima), no qual concede entrevista a Washington Morais, especializado em raridades da Jovem Guarda. A segunda postagem será uma coletânea com pioneiros do rock cantando em inglês.
A cantora, que ainda se apresenta em ocasiões especiais, é natural da capital paulista. Começou a carreira ainda adolescente, aos 13 anos, vencendo vários concursos musicais. Em 1958, gravou seu primeiro disco com o sucesso "Sayonara" (tema musical do filme de mesmo nome estrelado por Marlon Brando). Em seguida, vieram outras gravações, todas em discos de 78 RPM, pelo selo Califórnia: Cachito (Bolero) – 1959; Be-Bop-A-Lula (Rock) – 1959; My Baby (Calypso Rock) – 1960; Lampião de Gás (Valsa) – 1960; Noite de Paz (Canção Natalina) – 1961; e Sinos de Belém (Canção Natalina) -1961. Segundo o Dicionário Ricardo Cravo Albim, de MPB, Yoko "é uma cantora com repertório eclético: tango, guarânia e rock".
Graças a um amigo - o Julio - que possui dois discos da cantora, consegui as duas gravações que a colocam na história dos primórdios do rock brasileiro: “Be-Bob-A-Lula”, sucesso original de Gene Vincent, lançada em 1959, com “Índia” (interpretada por Guido Miyoshi, nissei que também gravou “Oh Carol”, de Neil Sedaka, com trechos em japonês e português) no outro lado do disco, e “My baby”, de 1960, acoplada com “Lampião de gás” (sucesso de Inezita Barroso, cuja autora, Zica Bergami, faleceu em abril último aos 97 anos). Confira:
01. 1959 – Be-Bop-A-Lula
02. 1960 – My baby
03. 1960 – Lampião de gás
Download aqui
Novo link:
ResponderExcluirhttp://kiwi6.com/file/9hhwij2e84
Fiquei muito contente de ver esta postagem em homenagem à pioneira nipônica do Rock no Brasil 0 Yoko Abe.
ResponderExcluirFiquei muito contente de ver esta postagem em homenagem à pioneira nipônica do Rock no Brasil 0 Yoko Abe.
ResponderExcluirNÃO FUNCIONA AMIGO!
ResponderExcluir