Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

The Jordans - Marionetes de cartão (single 1975)

Single da banda The Jordans foi lançado em 1975 pelo desconhecido selo Scala

Este single do grupo The Jordans, lançado em 1975 pelo selo Scala e fabricado pela Tapecar, é um mistério porque não consta na discografia dos músicos. O disco traz a dançante “Marionetes de cartão”, uma versão de Sebastião Ferreira da Silva para “Marionetas de carton”, de E. Franco, C. Valdez e Momy, e a romântica “Cristina”, de Neno e Pardal. A discografia, em sua primeira fase, começa em 1961 e termina em 1971, ano do lançamento do álbum homônimo pelo selo Copacabana (foto abaixo). Segundo o Wikipedia, o The Jordans durou até 1975, quando encerrou as atividades, retornando novamente em 1993. Se assim for, este single deve ser o último da primeira fase. A pergunta que se faz: outros discos foram lançados entre 1972 e 1975?

O grupo iniciou carreira na linha dos ingleses Shadows e dos norte-americanos Ventures. O nome do grupo é inspirado no The Jordanaries, que acompanhava Elvis Presley na época de sua formação em 1956. O que distinguia os Jordans de outros grupos brasileiros na mesma linha, como Os Incríveis e The Jet Black's, era o uso de instrumentos pouco comuns no pop-rock instrumental, como vibrafone, bandolim e três guitarras elétricas.

O grupo se formou em São Paulo, no bairro da Mooca, com Aladdin (Romeu Mantovani Sobrinho), guitarra-solo; Sinval (Olímpio Sinval Drago), guitarra-base; Tony (José de Andrade), contrabaixo; Foguinho (Valdemar Botelho Júnior), bateria; e Irupê (Irupê Teixeira Rodrigues), saxofone e trompete, apresentando-se em clubes. Apareceram na televisão pela primeira vez em 1958, no programa "Crush em Hi-fi", primeira atração televisiva dedicada exclusivamente ao rock no Brasil, exibida pela TV Record e apresentada por Tony e Celly Campello, principais ídolos da juventude brasileira na época.

Em 1960, Antonio Aguilar os apresentou em um programa da Rádio Nacional, quando conseguiram o primeiro contrato de gravação, um 78 rpm pela Espaciall Mocambo, com o instrumental "Boudah" (G. Dovan e B. Drean), no início de 1961. O grupo lançou Manito (tocando bateria enquanto Foguinho servia o exército) e Mingo, que depois formaram o conjunto The Clevers (posteriormente Os Incríveis). Mais tarde, o trompetista Neno, também do The Clevers, passou a fazer parte do grupo.

Contratado pela Copacabana em 1961, o conjunto gravou vários 78 rpm, LPs e compactos. O primeiro grande êxito foi "Blue Star" (Victor Young Edward Heymann), em 1963, que ficou oito meses nas paradas de sucesso. Daí para excursões pela América Latina e Europa foi um pulo. Em 1968, por exemplo, durante viagem a Londres, tiveram o privilégio de conhecer pessoalmente os quatro integrantes dos Beatles num restaurante próximo dos estúdios Abbey Road, pois os garotos de Liverpool estavam gravando o histórico álbum branco. O inusitado encontro foi documentado em vídeo e exibido no programa Fantástico, da Rede Globo.

Foi um dos grupos mais requisitados na Jovem Guarda para acompanhar os astros da época, tanto em shows como em gravações. "Tema de Lara" (Maurìce Jarre) e "Midnight in Moscou" (I. Dunaeyvsky K. Ball) foram outros dois grandes sucessos do grupo. Os músicos também participaram dos filmes "Puritano da Rua Augusta" e "A desforra" (do qual são os autores da trilha sonora). Aladdin saiu da banda em fins de 1968 e o grupo se dissolveu nos anos 70. Irupê transferiu-se para o grupo de samba Raça Negra, como saxofonista e arranjador.

Em 1995, com Aladdin, Sinval, Tony, Foguinho e, eventualmente, Manito, o conjunto gravou um disco de reunião, "Bons tempos". Segundo RStone, da MC & JG, "nestes últimos cinco anos, o grupo vem ganhando cada vez mais destaque nas flamejantes apresentações ao vivo. As apresentações arrastam uma multidão de velhos e novos fãs, ávidos pelos sons eloquentes da guitarra mágica do mestre Alladim, sempre acompanhado pelos fiéis escudeiros Sinval (guitarra-base) e Tony (baixo) e, esporadicamente, o lendário baterista Foguinho. A banda é complementada pelos teclados de Maurício “Elvis” Britto. É com esta formação que os Jordans nos apresentam seu novo/velho disco, o fabuloso Aplauso! – 50 Anos The Jordans, um álbum de 2010 super bem gravado que traz grandes clássicos do rock instrumental com toda a modernidade dos tempos atuais". Vale a pena conferir!

Lado A - Marionetes de cartão (Marionetas de carton)
(E. Franco - C. Valdez - Momy - vs. Sebastião Ferreira da Silva

Lado B - Cristina
(Neno e Pardal)

Single produzido por Cássio Visconti Jr, com arranjos e regência de Wilson Mauro.

4 comentários:

  1. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/8km53isel1

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/93+-+JORDN,1059493426.rar(archive)

      Excluir
  2. vc teria o audio do lp de 1971 esse que eles estão na grama ?

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho essa dúvida: por que "Marionetes de cartão" não figura na discografia do grupo. Fez um sucesso danado na minha cidade, tocava a todo instante nas rádios.

    ResponderExcluir